Sábado, 3 de Maio de 2008
As coisas que uma mãe tem de ensinar
A Mini está cada vez mais maxi. Dorme muito bem de noite e de dia só quer conversa. Mas nem tudo é perfeito e chegou o momento de lhe ensinar duas coisinhas importantes:
- Que adormecer sozinha é bom. Ultimamente só adormece com um pouco de colinho. Os puristas arrepiam-se e dizem-me que isso não pode ser. "Que horror! Que prisão. Assim não consegues fazer nada". Mais uma vez, refugio-me nas evidências. Não se conhecem casos de adultos que só adormeçam ao colo e eu também gosto de lhe dar aquele miminho. Porque senão parece que só trato das coisas chatas como vestir roupas pela cabeça, trocar fraldas e aspirar o nariz e porque se não for assim não passo tempo nenhum com ela ao colo. Levá-la do quarto para a sala não conta, ok?
- Que pode ficar a brincar e a olhar o mundo sozinha. E esta sim é uma coisa que me preocupa, a bem da auto-estima da Mini, sem querer racionalizar demasiado o assunto. Gostava que ela percebesse que pode ficar nas suas observações à vontade sem precisar que nós estejamos sempre a olhar para ela ou a fazer festas. Brazelton diz que esta fase é normal e eu vou acreditar, mas talvez a coisa não passe sem termos de recorrer a uma solução drástica como deixá-la a chorar um bocado, coisa que me atormenta bem mais do que eu deixo transparecer.