Disse rápido que a Mini ia mudar para o quarto dela, não disse? Então vou dizer isto ainda mais depressa: foi um fracasso de noite.
Estava tudo a correr bem, sim, mas depois, era 01h00, a baby acordou, choramingou e só se calou com comidinha. Não querendo parecer que estou a entrar em delírio, quase podia apostar que a Mini percebeu que alguma coisa não estava a bater certo. Já dormiu noutra cama e não fez isto.
Resultado: a Mini-Maxi voltou para o seu (agora) mini-berço - se é que é possível este conceito. Está minúsculo é certo, mas por enquanto é lá que vai dormir. Tal como a filha, que se rebelou contra o ambiente estranho, a mãe chegou à conclusão que ainda não está preparada para dar este passo. Tento mais tarde. Quando ela voltar a dormir a noite toda ou quando já ficar com os pés de fora, coisa que não deve tardar muito, porque hoje esta amostrinha de gente já queria dormir com o braço de fora, qual condutor de fim-de-semana, Marginal fora.
Estou confiante. O tempo dar-me-á uma resposta. E se não der, olhem, a Mini vai do quarto dos pais para o T1 no Bairro Alto.
Já sabíamos que isto acontecer mais ou cedo ou mais tarde, de maneira que é assim: snif, snif... A Mini mudou-se para o quarto dela. O tempo passa e a nossa menina, que há um ano não se via a olho nu e viveu aconchegada na barriguinha da mamã, deixou o quarto dos pais. Amanhã pede-me um T1 no Bairro Alto, está-se mesmo a ver.
Não sei se estamos a fazer bem ou mal. Sei que a Mini já é grande de mais para o berço e já tinhamos planeado que ela se ia mudar para o quarto dela quanto antes.
Foi hoje. Agora mesmo. Levei uma fraldinha e a manta da outra cama para o choque não ser tão grande, mas ela já ia a dormir quando se deitou, pelo que suspeito que não se dará conta de nada.
Pensamos nesses pequenos detalhes, porque nos preocupa o grau de consciência da Mini. Reconhecerá realmente que está num sítio diferente ou é tudo uma tanga e ela está bem em qualquer sítio desde que não tenha fome, frio ou calor, a fralda suja ou sono. Uma parte de mim acredita que sim, que ela sabe mesmo onde está e por isso tento sempre planear as mudanças para o melhor dia.
Era para ser no sábado, 31, assim em jeito de celebração do 4.º mês (já?!), mas se calhar não estamos a em casa. Para segunda que vem também não podia ficar. Vamos à pediatra e queria que a Mini começasse antes para o caso de ter dúvidas e poder colocá-las ao vivo e a cores. Na sexta também nem pensar. É dia de vacinas e bem basta o que basta. Portanto, e para começar num dia redondo, começa hoje que é princípio de semana. Mesmo que agora lhe tenha dado para acordar às 04h00 da manhã para comer, quando já fazia noites tão boas das 22h30 às 07h00.
Reconheço que já não estava habituada, mas vou entender isto como uma etapa (não é tudo uma fase?) e esperar por dias melhores. Também é verdade que temos assistido a outros progressos (ver próximo post sobre o assunto). Quanto ao soninho no quarto, so far, so good. Ouvi uns choramingos há um bocado, mas não acordou e até foi giro: bateram certo com o momento em que o papá começou a falar na TV.
Talvez seja ainda demasiado cedo para cantar vitória, mas hoje consegui adormecer a Madalena sem choro e sem colo. Apenas de mão dada com ela e a ler a "Time Out" (chiquíssima, sei lá!). Também tentei música, mas estava a excitá-la em vez de a relaxar, por isso desisti.
Isto tudo porque, querida Mini, a mamã, esquizofrénica como é (e isto não é para repetires quando fores mais crescida), hoje acordou disposta a deixar-te chorar, mas depois tomou banho e decidiu que não te vai deixar a chorar sozinha, nunca-jamé. Nem que tenha de andar contigo ao colo aos 20 anos - ou aos 20 Kg, que também custa.
Ainda houve ali uma soneca à antiga, mas depois li o comentário da querida Vanda, uma mamã bem experiente, e pensei: "que diabo, não custa tentar". E pronto, fiz um mix. Juntei os conselhos da mãe Inês com os da mãe Vanda e voilà. Alguma coisa se conseguiu. Até fez um intervalo maior entre refeições. Estou mesmo contente com esta miúda.
Palpites avulso é coisa que dispenso, bem sabem, mas em situações de crise todas as sugestões são úteis. Portanto, a questão é: como posso pôr a Mini a dormir durante o dia sem que ela chore e sem que tenha de andar com ela ao colo para se acalmar? É que sempre são 6,500 kg de gente cada vez mais atenta ao mundo que a rodeia. Além disso, e principalmente, isto era bom para ela.
PS: Se a sugestão for deixá-la chorar, já sei os truques (merci, tia Inês). Mas queria qualquer coisa que não me deixasse com remorsos para o resto da minha existência, ok?
Blogues que os pais visitam
Sítios para bebés... e não só