Terça-feira, 26 de Fevereiro de 2008
Os bebés são assim. Choram
O doutor Brazelton tem muita razão. Diz ele que os pais vivem a gravidez imaginando dois tipos de bebé: um perfeito e outro doente e problemático. Finalmente, quando a criança nasce confrontam-se com o baby exactamente como ele é. Não é perfeito, mas também não é um algoz. Ou como diria a tua pediatra, Madalena: "Os bebés são assim. Choram". Uma mensagem altamente reconfortante num momento em que todas as pessoas com quem falava me diziam que os seus bebés eram perfeitos: óptimos para comer, tomar banho e mudar a fralda ao passo que tu choravas por tudo e por nada.
Afinal, a nossa memória é que é bem curta, a natureza está muito bem feita e cada bebé é um bebé. Da mesma maneira que já quase não me lembro de como me angustiava que acordasses de duas em duas horas e demorasses uma delas a comer ou de como já acho que foi lá muito atrás a época em que esperneavas e gritavas por não querer tomar banho só porque agora estás tranquila e até abres os braços. Continuas a chorar, claro. Mas a mãe aprendeu é que é bom que chores.
É graças ao choro que, por exemplo, consigo perceber quando tens cólicas. Demorei a entender isto. Como era possível que estivesses feliz e contente enquanto estavas a comer, ao colo, e desatar num berreiro quando te deitava para mudar a fralda? Nada mais simples para um bebé: estar ao colinho alivia a dor.
Cheguei a achar que estavas viciada em andar ao colo. E quando já me dispunha a aceitar a minha sorte, apoiada na ideia de que não estão descritos casos de miúdos de quatro anos que só dormem ao colo, o papá começou a falar em cólicas, demos-te um remédio e a noite seguinte foi o céu.
Os bebés são assim. Choram.
Ainda bem.
De Sávio Fernandes a 26 de Fevereiro de 2008 às 14:46
Clica-se aqui, clica-se ali e depois acolá. E, invariavelmente, deparamo-nos com surpresas bem agradáveis. :)
Quatro beijos aí para esse lado.
[Vou mandar uns bitaites nos posts aqui em baixo. :P]
De
Vanda a 27 de Fevereiro de 2008 às 12:39
Olá Lina!
Antes de mais, parabéns pela linda, linda Madalena!
Pois, eles choram, e quando isso acontece normalmente estão a tentar transmitir-nos alguma coisa. Começa cedo a pedinchice :-)
Mas olha, de uma coisa tenho quase a certeza (porque com bebés não há certezas absolutas) - colo para os nossos filhos nunca é demais!
Quanto ao Brazelton, comigo raramente tem resultado. Costumo guiar-me mais pelo Dr. Mário Cordeiro (O Grande Livro do Bebé), pelo meu instinto e pela certeza que o caminho certo também se faz a errar. Calma é a palavra-chave.
Beijinhos e Felicidades
Vanda
Comentar post